A inteligência artificial vem transformando a advocacia. Hoje, ferramentas de I.A. para advogados ajudam a otimizar o tempo, melhorar a produtividade e entregar resultados mais precisos para os clientes.
Para quem deseja se destacar no mercado jurídico, o advogado e coordenador do curso de Inteligência Artificial, Thiago Romero, aponta cinco ferramentas de IA que tornam a prática jurídica mais estratégica.
Essas tecnologias organizam informações, automatizam tarefas e aprimoram a produção de conteúdo jurídico. Confira!
1. ChatGPT
Entre as principais ferramentas de inteligência artificial para advogados, o ChatGPT se destaca.
Ele pode ajudar na elaboração de petições, pareceres e resumos de decisões jurídicas, por exemplo.
Ao usar prompts bem definidos, o advogado consegue criar rascunhos personalizados de documentos jurídicos, economizando tempo e mantendo a qualidade.
2. Perplexity
Outra ferramenta de IA para advogados é o Perplexity, que oferece respostas rápidas e confiáveis.
Essa IA funciona como uma alternativa ao Google para pesquisa jurídica, respondendo perguntas com base em fontes verificadas, muitas vezes com links diretos para julgados, artigos e decisões.
Por isso, ela é ideal para obter informações rápidas e contextualizadas, especialmente em temas atuais e complexos.
3. Canva
O Canva também pode facilitar a vida do advogado, sendo um aliado na construção de apresentações profissionais, criação de relatórios visuais e até materiais de marketing jurídico.
Entre as ferramentas de inteligência artificial para advogados, o Canva se destaca pela facilidade de uso e pelos resultados visuais profissionais.
4. Napkin
O Napkin, por sua vez, permite organizar ideias e referências, podendo ser usado por advogados que lidam com muitas fontes de informação ao mesmo tempo.
Ele permite registrar ideias, salvar links e organizar raciocínios jurídicos, sendo ideal para quem prepara peças complexas ou atua em áreas como Direito Empresarial ou Contratual.
5. AI Prompt Genius
O AI Prompt Genius ajuda o advogado a criar comandos para interagir com IAs como o ChatGPT.
Ela sugere prompts que geram respostas mais precisas e úteis.
Portanto, quem deseja explorar todo o potencial das ferramentas de inteligência artificial para advogados deve começar aprimorando os prompts.
Leia mais: Descubra 10 soluções de IA para a rotina do Advogado

Como começar a usar ferramentas de I.A. para advogados?
Advogados iniciantes no uso da IA podem testar versões gratuitas das ferramentas, bem como participar de cursos sobre IA jurídica.
Recomenda-se que as ferramentas de I.A. para advogados sejam integradas aos poucos, começando por tarefas simples.
O advogado que se adaptou e já está inserindo ferramentas de inteligência artificial no seu dia a dia está um passo à frente no mercado jurídico.
>> Comece agora a especialização em IA e seja indispensável no futuro do Direito

