Direito Constitucional é uma das disciplinas com maior peso na prova objetiva da OAB, aparecendo em seis questões do total de 80 itens. Acertar as perguntas desse tema, portanto, pode ser decisivo para garantir a sua aprovação.
Nesse sentido, o professor Ricardo Macau, especialista em preparação para o Exame da OAB, traz orientações para estudar Direito Constitucional e os temas mais cobrados nessa disciplina.
Afinal, como estudar Direito Constitucional para a OAB?
Para estudar essa disciplina, o professor Ricardo Macau orienta assistir aulas focadas no perfil da Fundação Getulio Vargas (FGV), pois facilita identificar os temas mais cobrados e compreender as particularidades das questões da prova.
Outra recomendação é resolver questões de provas anteriores da FGV. A prática de questões não só reforça o conteúdo, como também permite treinar o tempo de resolução da prova.
Temas mais cobrados em Direito Constitucional na OAB
A prova objetiva da OAB apresenta uma recorrência em alguns tópicos do Direito Constitucional. Entre os mais cobrados estão:
- Controle de constitucionalidade
- Súmulas vinculantes
- Processo legislativo
- Direitos e garantias fundamentais
- Competências federativas
Esses temas são os mais relevantes nas provas e devem ser priorizados no cronograma de estudos. Apesar disso, é importante estudar todos os assuntos que podem ser cobrados na prova da OAB.
Direito Constitucional tem grande destaque no Exame da OAB, logo merece atenção especial na preparação.
Seguindo as orientações do professor Ricardo Macau, o aluno estudará de forma estratégia e terá mais chances de ser aprovado.
+ Leia mais:
- Como estudar Ética para a prova da OAB?
- Como estudar Processo Civil para a prova da OAB?
- Como estudar Direito Civil para a prova da OAB?
Quando será a próxima prova da OAB?
A próxima prova da OAB será a do 43º Exame de Ordem Unificado, marcada para o dia 27 de abril.
Se você ainda não começou a estudar Direito Constitucional, agora é a hora de organizar sua rotina para garantir um bom desempenho nessa disciplina.
Comece a se preparar para o Exame da OAB 43 mesmo: Confira a Ilimitada OAB oferecida pelo Damásio! Material 100% online e projetado para atender às suas necessidades. Clique aqui e saiba mais!

Como será a primeira fase da OAB?
A primeira fase do 43° Exame de Ordem consistirá em uma prova objetiva, composta por 80 questões.
Serão cobrados os conteúdos de formação geral e de formação técnico jurídico integrantes do curso de Direito fixadas pela Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2018, da CNE/CES, além de:
- Direitos Humanos;
- Direito do Consumidor
- Código do Consumidor;
- Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Direito Ambiental;
- Direito Internacional;
- Filosofia do Direito;
- Direito Financeiro;
- Direito Previdenciário;
- Direito Eleitoral; e
- Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
A prova objetiva terá 80 pontos no total, no qual cada questão terá valor máximo de 1 ponto.
O examinando que obtiver o mínimo de 50% de acertos será aprovado nesta fase.
Além da prova objetiva, os aprovados irão realizar uma segunda fase, que constará na redação de uma peça profissional, prevista para 15 de junho.
Faça o seu Planner de Estudos para a OAB 43! Baixe o material gratuito e monte o cronograma de estudos para os dias de preparação até o dia da prova do Exame da Ordem.

