Se você vai prestar o Exame de Ordem aplicar boas técnicas de estudo para a OAB pode fazer a diferença na sua aprovação. Isso porque métodos de aprendizagem eficazes ajudam a organizar melhor o cronograma, compreender conteúdos e, principalmente, memorizar o que realmente importa.
Para te ajudar nessa missão, o Damásio disponibiliza o e-book “Técnicas de Estudo para a OAB”, um material exclusivo e gratuito com métodos comprovados que podem acelerar sua aprovação.
Entre as principais técnicas de estudo estão:
- Técnica Pomodoro;
- Revisão Espaçada
- Estudo intercalado;
- Mapas mentais; e muitos outros.
A prova da OAB é extensa, exige constância e domínio de conteúdos teóricos e práticos. Portanto, dominar técnicas como essas ajudam a reduzir a ansiedade, melhorar a produtividade e aumentar a retenção de conteúdo.
O Exame da OAB é aplicado pela Ordem dos Advogados do Brasil para aferir se o bacharel em Direito tem os conhecimentos e habilidades necessários para exercer a advocacia.
A aprovação no Exame de Ordem é a porta de entrada para inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e para a obtenção da carteira de advogado.
Como é a prova da OAB?
O Exame de Ordem Unificado é composto por duas fases, sendo a primeira uma prova objetiva, e a segunda, uma prova prático-profissional.
Primeira fase
Na primeira prova, os examinandos respondem 80 questões de múltipla escolha, sobre as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do curso de Direito, fixadas pela Resolução n. 5, de 17 de dezembro de 2018, da CNE/CES:
- Direitos Humanos;
- Direito do Consumidor
- Código do Consumidor;
- Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Direito Ambiental;
- Direito Internacional;
- Filosofia do Direito;
- Direito Financeiro;
- Direito Previdenciário;
- Direito Eleitoral; e
- Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
Esta etapa tem valor de 80 pontos, em que cada questão tem valor de 1 ponto. É aprovado e avança para a segunda fase o examinando que obtiver o mínimo de 50% de acertos.
Segunda fase
A segunda fase do Exame da OAB conta com a aplicação da prova prático-profissional, dividida em duas partes:
- Redação de uma peça profissional, com valor de 5 pontos, sobre um tema da área jurídica escolhida no momento da inscrição pelo examinando e do seu correspondente direito processual, cujo conteúdo está especificado no edital e indicado na inscrição, conforme as opções: Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Constitucional; Direito do Trabalho; Direito Empresarial; Direito Penal; Direito Tributário
- Quatro questões discursivas, na forma de situações-problema. Esta parte terá valor de 1,25, no máximo, por questão. As perguntas serão relacionadas a área de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, indicada na inscrição.
A prova prática tem uma pontuação total de 10 pontos, composta pela soma das notas obtidas na redação e nas quatro questões discursivas.
A aprovação no Exame de Ordem será para o examinando que alcançar uma nota igual ou superior a seis pontos.
+Baixe o Planner OAB Gratuito e organize seus estudos!
Quando será a próxima prova da OAB?
A próxima prova da OAB será a do 43° Exame da OAB. A avaliação acontecerá no dia 27 de abril de 2025, das 13h às 18h (horário de Brasília DF) e consistirá de uma prova objetiva.
A banca Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgará os locais de realização da prova objetiva, no dia 16 de abril de 2025.

