As provas da 4ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam 2025) acontecerão no dia 26 de outubro de 2025. Para auxiliar os candidatos na preparação, o Damásio aplicará um simulado gratuito neste sábado, dia 2 de agosto, às 13h, nos moldes da avaliação.
A correção comentada será transmitida no dia seguinte, 3 de agosto, às 9h, com análise técnica das questões e orientações de professores especializados.
>>> Inscreva-se gratuitamente e teste seu desempenho com base no padrão exigido pelo Enam.
O Exame Nacional da Magistratura (Enam) constitui etapa obrigatória para bacharéis em Direito que desejam ingressar na magistratura, seja nos Tribunais Estaduais, Regionais Federais, do Trabalho, Militares ou do Distrito Federal.
O Damásio acompanha todos os detalhes do Enam e dos concursos jurídicos mais relevantes. Fique atento às atualizações!
As inscrições no Enam 2025.2 estão abertas
Os interessados em realizar a 4ª edição do Enam poderão se inscrever entre os dias 10 de julho e 14 de agosto, pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), organizadora do exame.
A inscrição será efetivada apenas após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$120.
Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal ou que sejam doadores de medula óssea, conforme previsto em edital.
O prazo para solicitar a isenção da taxa ficará aberto de 10 a 24 de julho, também pelo site da FGV.
Conquiste a aprovação no Enam e dê o primeiro passo na sua carreira na Magistratura. Estude para a 4ª edição aqui!
Como serão as provas do Enam 2025.2
Marcadas para o dia 26 de outubro, as provas do Enam 2025.2 terão duração de cinco horas, com aplicação das 13h às 18h, horário de Brasília DF.
Os exames ocorrerão em todas as capitais dos 26 estados do país, além do Distrito Federal. Os portões serão fechados às 12h30, meia hora antes do início das provas.
A avaliação será composta por 80 questões objetivas, com cinco alternativas cada, das quais apenas uma será a correta.
As disciplinas cobradas nas provas serão as seguintes:
- Direito Constitucional (podendo incluir conteúdos de Direito Constitucional do Trabalho, Direito Constitucional Tributário e Normas Constitucionais de Processo Penal) – 16 questões;
- Direito Administrativo – 10 questões;
- Noções Gerais de Direito e Formação Humanística – 6 questões;
- Direitos Humanos – 6 questões;
- Direito Processual Civil – 12 questões;
- Direito Civil – 12 questões;
- Direito Empresarial – 6 questões;
- Direito Penal – 12 questões.
Para ser considerado habilitado, o candidato precisará acertar, no mínimo, 56 questões, o equivalente a 70% de aproveitamento.
Os aprovados recebem o certificado de habilitação, documento exigido como pré-requisito para inscrição nos concursos da carreira.
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) é responsável pela emissão do certificado, que terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação única por igual período.
LEIA TAMBÉM: Veja o perfil dos candidatos habilitados na primeira edição do Enam.


