Em provas de concurso costumam ser cobradas questões de raciocínio lógico, que costumam ser complexas e exigem maior capacidade analítica. Nesse caso, alguns macetes para resolver questões de raciocínio lógico podem ajudar na hora de prova.
Para ajudar você a entender o valor lógico e ao comando dos enunciados dessa área, confira abaixo 5 macetes para resolver questões de raciocínio lógico em concursos públicos!
1. Pratique a resolução de questões lógicas
Durante os estudos é importante que o candidato pratique questões de raciocínio lógico para identificar como essas perguntas são elaboradas e desenvolver habilidades analíticas. Isso porque a prática aumenta as chances de você se dar bem na prova.
Afinal, problemas de lógica têm, geralmente, uma estrutura padrão específica de resolução. Ao treinar a resolução de problemas lógicos, você estará mais apto para solucionar as questões com mais agilidade.
Além de buscar questões para treinar, é recomendável assistir aulas tutoriais que trazem macetes para resolver questões de raciocínio lógico. Assim, ao ler uma questão de concurso, será possível reconhecer os padrões rapidamente e resolver o problema de modo eficaz
2. Conheça as estruturas lógicas
Os problemas de lógica são formados por afirmações (verdadeiras ou falsas) chamadas de proposições. Um dos macetes para resolver questões de raciocínio lógico é conhecer a sua estrutura, expostas por meio de símbolos chamados de conectivos lógicos. São elas:
Conjunção (^ ou a letra “e”)
Nesse caso, duas proposições se unem para formar uma terceira. Ela só será verdadeira se ambas forem verdadeiras. Um exemplo seria: “O número 10 é par e 12 é maior que ele.”
Disjunção (v ou a expressão “ou”)
Diferentemente da anterior, a disjunção apenas terá um resultado verdadeiro se uma das proposições for verdadeira.
Um exemplo é “13 é ímpar ou quatro é maior que 11”. Embora quatro não seja maior que 11, a afirmação é verdadeira porque, na disjunção, basta que uma das partes seja verdadeira, e 13 é de fato ímpar.
Negação (¬ ou “não”)
No caso da negação, inverte-se o valor lógico de uma proposição, tornando-a verdadeira pelo uso do “não”. Exemplo: “o número dois não é ímpar”.
Bicondicional (<-> ou “se e somente se”)
Na bicondicional, também conhecido como equivalência, a primeira proposição só será verdadeira se a segunda for verdadeira, ou ambas serão falsas. Por exemplo: “12 é maior que 10 se e somente se três for menor que nove.”
Condicional (-> ou “se…então”)
A condicional é muito comum na resolução de questões de raciocínio lógico e funciona com base em condição. Nesse caso, se a primeira proposição for verdadeira, a segunda também será.
Por exemplo: “Se Roberto colocou os tênis, então agora ele está calçado.” Diante dessa frase, o que você deve entender aqui é que ninguém sabe se Roberto de fato colocou os tênis.
Então, se nada provar isso, considere a primeira afirmação como incerta e tente atestar se ela é verdadeira ou não com outras partes do texto.
>>> Participe do canal do WhatsApp do Damásio de concursos Júridicos e saiba tudo sobre as vagas!

3. Faça uma análise minuciosa do enunciado
Ao ler o conteúdo de uma questão de concurso sobre raciocínio lógico, tenha em mente que, de modo geral, os problemas de lógica têm origem a partir de conteúdos que combinam raciocínio lógico e matemática básica.
Assim, recomenda-se procurar por elementos e fazer associações aos conhecimentos que já possui sobre matemática. Essa análise é um dos macetes para resolver questões de raciocínio lógico que mais podem ajudar o candidato.
4. Tente absorver os elementos mais importantes do enunciado
Para compreender uma questão de concurso sobre raciocínio lógico, é preciso extrair e separar as informações mais relevantes para resolvê-la. Nesse caso, a recomendação é anotar esses dados no espaço do rascunho para fazer uma análise mais eficiente.
Isso facilita a concentração e otimiza o tempo de análise para a resolução dos problemas de lógica.
Outra possibilidade é observar as alternativas e fazer um processo de eliminação das que considerar erradas. Esse também é um dos macetes para resolver questões de raciocínio lógico de forma mais rápida.
5. Entenda que resolver questões de raciocínio lógico nem sempre é óbvia
Na hora de prestar um concurso público, algumas questões de raciocínio lógico podem parecer muito fáceis num primeiro momento, mas elas nem sempre são assim. Por isso, o candidato precisa entender todos os conceitos envolvidos na teoria para, então, aplicá-los.
Muitas vezes, o raciocínio pode enganar e dar a entender que uma resposta é a correta, sendo que, ao aplicar os conceitos mais teóricos, é possível concluir que ela é, na verdade, a alternativa errada.
Ou seja, a resolução de questões de raciocínio lógico exige mais do que um pensamento rápido ou uma visão geral do exposto no texto. Existem técnicas de estudo para concurso, além dos macetes para resolver questões de raciocínio lógico, que precisam ser estudadas!

