Um novo concurso público para a Polícia Civil do Ceará (PC CE) será realizado ainda este ano para diversas carreiras, incluindo o cargo de delegado.
A informação sobre a confirmação de um novo edital foi repassada pelo chefe do Executivo estadual, Elmano de Freitas, na última terça-feira, 22, em entrevista ao Jangadeiro, da Rádio Band News FM.
De acordo com o governador, os editais deverão ser divulgados de forma separada devido aos trâmites administrativos.
“Na Polícia Civil, o concurso será para delegados, inspetores e escrivães, e até podem ser concursos separados, porque o de delegado está mais avançado em relação aos trâmites administrativos. Então, devemos lançar esse primeiro, mas também haverá para escrivão e inspetor”, reforçou o governador.
Ainda não há detalhes relacionados às vagas que serão ofertadas aos candidatos do concurso PC CE. No entanto, em agosto, Elmano confirmou a possibilidade de o edital vir com a oferta de 500 oportunidades.
Requisitos e salários do concurso PC CE para delegados
Para ingressar na carreira, o candidato deverá possuir o nível superior de formação em Direito que deverá ser comprovada na data da posse.
Além disso, o candidato deverá possuir, no mínimo, dois anos de atividade jurídica ou dois anos de efetivo exercício em cargo público de natureza policial em um dos órgãos da segurança pública previstos no art. 144 da Constituição Federal (Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; Polícias Civis; Polícias Militareres; Corpo de Bombeiros; Polícias Penais federal; estadual e distrital).
No momento, a remuneração incial do delegado aprovado no concurso PC CE será de R$20.019,18. Ao final da carreira, o valor pode chegar a R$31.247,87.
Inicie AGORA a preparação para o concurso PC CE. Clique aqui e saiba mais!

Como foi último edital de delegados?
O último concurso para delegados da Polícia Civil do Ceará foi realizado em 2014.
Sob organização da Vunesp, o edital foi destinado ao provimento de 168 vagas para a carreira.
Na época, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos; sindicância de vida pregressa; exame de capacidade física; avaliação psicológica; exame toxicológico; avaliação médica e curso de formação.
As provas objetivas exigiram conhecimentos nas seguintes áreas:
- Língua Portuguesa
- Noções de Administração Pública
- Noções de Informática
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Legislação Penal Extravagante
- Medicina Legal
- Direitos Humanos
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Tributário
- Legislação Ambiental
- Legislação Específica
- Criminologia.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique atualizado sobre concursos jurídicos. Acesse aqui!

