A publicação do edital do novo concurso Correios para advogado será no dia 9 de outubro. A confirmação da data foi feita pela própria estatal nesta quinta-feira, 3.
As provas estão previstas para o dia 15 de dezembro. A aplicação será em todas as regiões do Brasil, contemplando todos os estados e o Distrito Federal, podendo abranger até 306 localidades.
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) será o responsável pela aplicação das avaliações. No caso de advogado, serão cobradas provas objetivas mais uma discursiva, sendo uma redação de até 30 linhas.
O concurso terá mil vagas para o cargo de analista de Correios, de nível superior. Desse total, 369 serão para contratação imediata e 631 para formação de um cadastro de reserva.
Entre as especialidades confirmadas para analista está a de advogado. Para se candidatar será preciso ter o nível superior em Direito. A remuneração inicial será de R$6.872,48.

(Foto: Agência Brasil)
O número de vagas especificamente para advogado ainda não foi revelado. Haverá cota de 30% para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas.
O que faz um advogado dos Correios?
O advogado dos Correios tem como atribuições:
- coordenar, orientar, executar, monitorar, manter e avaliar os processos de trabalhos no
campo das ciências jurídicas, de acordo com a legislação em vigor; - assessorar áreas da empresa em assuntos jurídicos, coordenando, supervisionando e
orientando a realização de estudos, emissão de pareceres e realizando aconselhamento de
ordem jurídica; - analisar e elaborar pareceres técnicos e relatórios referentes a sua área de atuação;
- efetuar a representação judicial e extrajudicial da empresa quando receber outorga por meio de procuração;
- praticar a advocacia preventiva, interpretando documentos legais de naturezas e hierarquias diversas;
- prestar assistência jurídica na elaboração de instruções ou outros atos administrativos; e
- coordenar, supervisionar e orientar a sugestão de políticas e métodos administrativos na área jurídica.
Além de advogado, outros cargos de nível superior serão contemplados. Como, por exemplo, analista de sistemas, assistente social e engenheiro.
Estude para concursos jurídicos com o Damásio. Tenha acesso a aulas, apostilas, questões e muito mais. Acesse aqui!
Concurso Correios também terá 8.443 vagas de nível médio
O concurso Correios também oferecerá 8.443 vagas para agente, carreira de nível médio. Desse total, 3.099 serão para contratação imediata e 5.344 para cadastro de reserva.
As especialidades de agente ainda não foram reveladas, mas o cargo de carteiro está confirmado, sendo o destaque desta nova seleção.
A carreira de agente de Correios tem remuneração inicial de R$2.492,26.
As provas também estão previstas para o dia 15 de dezembro, com organização do IBFC. No caso de nível médio, serão realizadas apenas avaliações objetivas.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique atualizado sobre concursos jurídicos. Acesse aqui!

