A aprovação no Exame da Ordem é um passo importante para quem deseja exercer a advocacia. No entanto, muitos aprovados têm dúvidas sobre o próximo passo: após ser aprovado na OAB já estou inscrito no Cadastro Nacional dos Advogados (CNA)?
A resposta é NÃO. Para obter a carteira da OAB e integrar oficialmente o CNA, o profissional precisa cumprir algumas etapas obrigatórias.
Como obter a inscrição no Cadastro Nacional dos Advogados?
1. Solicitação do certificado de aprovação
Após a aprovação no Exame da Ordem, o primeiro passo é solicitar o certificado de aprovação junto à Seccional da OAB do seu estado.
Com a obtenção do certificado, o profissional poderá dar continuidade ao processo de inscrição.
2. Inscrição nos quadros da OAB
Em posse do certificado, o futuro advogado tem um prazo entre 15 a 30 dias após a aprovação no exame para se inscrever nos quadros de advogados da OAB do estado onde pretende atuar.
A inscrição costuma ser feita presencialmente na unidade do Conselho Seccional da OAB, onde será necessário apresentar documentação específica e pagar a taxa de inscrição.
+Veja os documentos necessários!
3. Solenidade de Compromisso
Após a inscrição ser aprovada, a OAB agenda a Solenidade de Prestação de Compromisso, evento que simboliza a entrada do bacharel nos registros da Ordem como advogado.
Na ocasião, o profissional realiza um juramento oficial e recebe a carteira da OAB, que o torna apto para o exercício do Direito no país.
4. Inscrição no Cadastro Nacional dos Advogados
Somente após a conclusão das etapas anteriores, o advogado receberá seu número de inscrição na OAB e passará a integrar o Cadastro Nacional de Advogados (CNA), cuja inscrição é feita pela própria Seccional da OAB.

Para que serve o CNA?
O Cadastro Nacional dos Advogados é um banco de dados com informações sobre todos os advogados e estagiários do Direito habilitados para o exercício da advocacia.
Ele é atualizado pelos Conselhos Seccionais com a assistência do Conselho Federal, permitindo que os dados estejam sempre corretos e acessíveis.
A população pode consultar essas informações para confirmar a legitimidade da inscrição do profissional na OAB, bem como ter acesso a profissionais habilitados.
A consulta é feita de forma rápida e prática por meio do site do Conselho Federal da OAB e dos Conselhos Seccionais.
Esse banco de dados permite pesquisar advogados por nome, seccional, número de inscrição e tipo de inscrição (advogado, estagiário ou suplementar).
Quando será a próxima prova da OAB?
Para quem ainda está se preparando para a prova da OAB, a próxima avaliação será a primeira fase do 43º Exame de Ordem, marcada para 27 de abril de 2025.
Nesta etapa, os candidatos passarão por uma prova objetiva, com 80 questões de múltipla escolha sobre diversas disciplinas do Direito.
Quem não se inscreveu para essa edição, poderá participar do 44º Exame de Ordem, cujo edital será publicado no dia 30 de abril, com inscrições abertas em maio.
Confira o calendário da OAB 2025
Faça o seu Planner de Estudos para a OAB! Baixe o material gratuito e monte o cronograma de estudos para os dias de preparação até o dia da prova do Exame da Ordem.

