O concurso STJ 2024 teve edital publicado. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) abriu vagas para analistas judiciários, cargos que exigem o nível superior. Os ganhos são de R$13.848.
A seleção é destinada à formação de cadastro reserva, que será utilizado ao longo do prazo de validade do concurso, de dois anos, podendo. chegar a quatro.
BAIXE O EDITAL DO CONCURSO STJ!
Para formados em Direito, as oportunidades são no cargo de analista judiciário. Também há vagas para quem possui qualquer graduação nos cargos de analista administrativo e de polícia judicial. Veja as especialidades a seguir:
Área Administrativa
Sem especialidade
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Polícia Judicial
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Carteira Nacional de Habilitação – Categoria “B”.
Analista judiciário
Área Judiciária
Sem especialidade
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Área Apoio Especializado
Análise de sistemas de informação
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação ou de qualquer curso superior acrescido de certificado de Pós-Graduação na área de Tecnologia da Informação de no mínimo 360 horas, todos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Arquitetura
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Arquitetura fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
Biblioteconomia
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
Comunicação Social
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Comunicação Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Contadoria
Requisito: diploma, Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Ciências Contábeis, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
Enfermagem
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Enfermagem, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe
Engenharia Civil
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
Engenharia Elétrica
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
Engenharia Mecânica
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Engenharia Mecânica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
Medicina – ramo Cardiologia
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Cardiologia no órgão de classe.
Medicina – ramo Clínica Médica
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Clínica Médica no órgão de classe.
Medicina – ramo Ortopedia
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) em Ortopedia no órgão de classe.
Odontologia – ramo Dentística
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Odontologia, um ano de conclusão de curso de especialista em Dentística, ambos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC; e registro no órgão de classe.
Pedagogia
Requisito – Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Pedagogia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Psicologia
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior em Psicologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, e registro no conselho de classe.
Suporte em Tecnologia da Informação
Requisito: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Tecnologia da Informação ou de qualquer curso superior acrescido de certificado de curso de pós-graduação em área de Tecnologia da Informação de, no mínimo, 360 horas, todos fornecidos por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
+Estude para concursos jurídicos com o Damásio!
Inscrições no concurso STJ a partir de 30 de agosto
Os candidatos interessados em participar do concurso STJ 2024 poderão se inscrever a partir das 10h do dia 30 de agosto, acessando o site do Cebraspe, organizador do certame. O período de inscrição se estenderá até as 18h do dia 20 de setembro.
Para se inscrever, basta acessar o portal da banca, preencher o formulário de inscrição com as informações solicitadas e concluir o cadastro. Após essa etapa, será necessário gerar o boleto bancário referente à taxa de inscrição, que é de R$120. O pagamento poderá ser efetuado até o dia 11 de outubro em qualquer agência bancária, casa lotérica ou unidade dos Correios.
Candidatos que se enquadrem em determinadas condições poderão solicitar isenção da taxa de inscrição durante todo o período de inscrição. São elegíveis para isenção:
- Membros de família de baixa renda inscritos no CadÚnico; ou
- Doadores de medula óssea em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
contará com provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Todas as etapas do certame serão realizadas exclusivamente em Brasília, no Distrito Federal.
Segundo o cronograma oficial, as provas estão agendadas para o dia 1º de dezembro. Os candidatos devem ficar atentos ao edital de convocação, que será publicado em 14 de novembro, com informações detalhadas sobre os locais de realização das provas.

Concurso STJ: veja como serão as provas
Prova Objetiva
A prova objetiva será composta por 120 itens no tradicional formato Cebraspe (certo ou errado). Desses itens, 50 serão de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos, com cada acerto valendo um ponto.
Os critérios para aprovação são os seguintes:
Ampla Concorrência
- Nota igual ou superior a 15 em Conhecimentos Básicos;
- Nota igual ou superior a 20 em Conhecimentos Específicos; e
- Nota igual ou superior a 40 no total da prova objetiva.
Cotas para Negros e/ou Índios
- Nota igual ou superior a 12 em Conhecimentos Básicos;
- Nota igual ou superior a 16 em Conhecimentos Específicos; e
- Nota igual ou superior a 32 no total da prova objetiva.
A prova objetiva terá um valor total de 120 pontos, e o resultado final desta etapa está previsto para ser divulgado em 10 de janeiro.
Prova Discursiva
A prova discursiva consistirá na redação de um texto dissertativo de até 30 linhas, valendo até 40 pontos. Somente os candidatos que obtiverem aprovação na prova objetiva, dentro dos limites estabelecidos no edital, terão suas redações corrigidas.
Além disso, para o cargo de Analista Judiciário, na especialidade de Inspetor de Polícia Judicial, haverá um Teste de Aptidão Física (TAF). A data para essa etapa será divulgada posteriormente.

