Você pode estar se perguntando: fui mal na primeira fase OAB. E agora? A prova da 1ª fase do 44º Exame da OAB foi realizada no último domingo, dia 17 de agosto de 2025. E se você não alcançou a pontuação necessária, saiba que essa reprovação não é o fim da linha, mas sim uma oportunidade para diagnosticar pontos fracos e ajustar sua estratégia de estudo para a próxima tentativa.
Afinal, a aprovação na OAB exige resiliência e a capacidade de aprender com os erros.
Para ser aprovado na primeira fase, é preciso acertar no mínimo 40 das 80 questões, o que equivale a 50% da prova objetiva.
As questões da prova abordaram diversas disciplinas, incluindo Direitos Humanos, Direito do Consumidor, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Direito Financeiro e Direito Previdenciário.
E se fui mal na primeira fase OAB?
Comece sua preparação completa para a segunda fase da OAB. Confira aqui!

1. Entenda exatamente onde errou
O primeiro passo é analisar o seu desempenho com calma para identificar onde você cometeu os erros. Veja em quais disciplinas foi pior e determine se o problema foi a falta de conteúdo ou a dificuldade de interpretação.
Classifique seus erros para entender se eles foram causados por falta de estudo, confusão de conceitos ou descuido na hora da prova. Essa análise detalhada evita que você repita a preparação “no escuro”.
2. Revise seu método de estudo
Se você estudou por conta própria, talvez seja a hora de considerar um curso preparatório ou um grupo de estudos para ter mais disciplina e orientação. Se já estava em um curso, avalie se é preciso mudar de rotina e de formato de estudo.
O foco deve ser no estudo ativo, com menos teoria solta e mais questões. Ferramentas como flashcards, resumos autorais e mapas mentais podem ser muito úteis.
3. Treine com provas anteriores
Para “entrar na cabeça” da banca organizadora, que é a Fundação Getulio Vargas (FGV), é fundamental resolver questões de provas anteriores. Faça simulados cronometrados para aprender a gerenciar o tempo, já que os candidatos têm cinco horas para responder as 80 questões.
O ideal é que pelo menos 70% do seu tempo de estudo para a próxima prova seja dedicado a resolver questões.
4. Ataque as matérias de maior peso
Algumas disciplinas têm um peso maior no Exame da OAB. Ética, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Trabalho respondem por mais da metade da prova.
Dominar essas matérias aumenta significativamente suas chances de alcançar os 40 pontos necessários para passar para a segunda fase.
5. Foi mal na primeira fase OAB? Cuide do seu psicológico
Refazer a prova com a cabeça no lugar é crucial. Inclua pausas no seu cronograma de estudos, pratique exercícios físicos e se dê pequenas recompensas para manter a motivação. A sua saúde mental é tão importante quanto o seu conhecimento jurídico.
Lembre-se: a reprovação na primeira fase não é um ponto final, mas sim um diagnóstico. O Damásio pode te ajudar nessa jornada!
Para saber o seu desempenho na prova, você pode acessar o gabarito preliminar que foi divulgado no site da FGV no dia 17 de agosto. Os professores do Damásio também fizeram uma correção da prova ao vivo no YouTube.
Não perca o ritmo! A próxima prova prático-profissional (segunda fase) da OAB 44 está marcada para outubro. E se você foi mal na primeira fase OAB e precisar de uma nova preparação, o Damásio oferece cursos completos para a primeira e segunda fase, com uma equipe de professores especialistas em todas as áreas do Exame de Ordem.
→ Acesse gabarito OAB 44 e veja correção da prova
Exame OAB 44 terá segunda fase em outubro
Os habilitados na prova objetiva serão convocados para a segunda fase da OAB 44, composta por uma prova prático-profissional. A aplicação está marcada para o dia 19 de outubro.
A prova será dividida em duas partes:
- Elaboração de uma peça processual, com valor de cinco pontos, de acordo com a especialidade escolhida no momento da inscrição. As opções incluem Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Empresarial, Penal e Tributário;
- Quatro questões discursivas, no formato de situações-problema, cada uma valendo 1,25 ponto, também relacionadas à área escolhida pelo candidato.
A segunda fase valerá até dez pontos, no total. Para ser aprovado, será necessário alcançar pelo menos seis pontos.

